quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Funcionamento da Dieta dos Pontos


 
O que é a Dieta dos Pontos?

Com ela ao invés de você controlar as calorias, você passa a controlar os pontos. Você pode comer qualquer coisa e cada ponto eqüivale a 3,6 calorias. As mulheres devem somar 300 pontos diários e os homens 400 pontos. A quantidade e a variedade são as principais características desta dieta que é uma verdadeira reeducação alimentar devido ao fato de você passar conhecer o valor de cada alimento que come. A desvantagem está na dificuldade inicial de saber quais alimentos valem mais pontos.
Nesta   dieta, a pessoa controla os pontos ao invés das calorias.

Cada ponto corresponde a cerca de 3,6 calorias (300 pontos = 1080 kcal)  .

A quantidade de pontos a ser consumida por dia é determinada de acordo com a altura, sexo, idade, hábitos alimentares e de atividade física do indivíduo.


Em que Consiste este Sistema?

Dr. Alfredo Halpern, Professor da USP - O Sistema de Pontos é uma filosofia, não uma dieta. Eu me formei em 1966 e, quando fui trabalhar no consultório, em 1969, já tinha feito residência em clínica médica, estava fazendo endocrinologia e aprendia de tudo, menos como resolver o problema da maioria de meus pacientes: o excesso de peso. Na verdade, de 70% a 80% da clientela de um endocrinologista é constituída por gente que quer emagrecer. Diante disso, pensei: já que o problema é esse, vou tentar resolvê-lo direito.

Naquela época havia pouco material sobre obesidade. Agora, há uma enxurrada tão grande que não é mais possível acompanhar tudo o que se publica a respeito do tema.
Observando o que acontecia, minha primeira conclusão foi que todo o mundo fazia uma dieta burra, parecida com a do Dr. Atkins: carne, verdura, duas colheres de arroz, uma de feijão, salada e quatro frutas por dia. Conseqüentemente, ninguém agüentava segui-la por muito tempo. Foi, então, que me surgiu a idéia de que uma dieta só funcionaria se o indivíduo pudesse comer de tudo e comecei a catalogar os alimentos atribuindo a cada um deles uma unidade chamada pontos. Não se trata de nenhuma novidade porque quem inventou os pontos foi Deus quando criou as calorias. Cada ponto vale 3,6 calorias. Atualmente, no meu site www.emagrecendo.com.br existem mais de 4.000 itens relacionados.

No Sistema de Pontos, a pessoa pode comer de tudo, mas precisa ir anotando o que comeu para controlar o número de pontos ingeridos num dia e que não pode ultrapassar uma quantidade previamente calculada de acordo com seu peso, idade, sexo e atividade física.
Não adianta nada a pessoa conhecer a tabela de pontos se não houver certa interação com uma nova filosofia que pressupõe conhecimento do processo e determinação.
Hoje vou comer feijoada, mas amanhã farei refeições menores para compensar. Nas dietas tradicionais o que acontecia? O sujeito quebrava o regime e comia feijoada. Pronto! Achava que tinha estragado tudo e desistia da dieta. No Sistema de Pontos, feijoada não é um prato proibido desde que no dia seguinte a pessoa consiga compensar a extravagância ingerindo menos calorias.

As Vantagens dessa Dieta :

Uma das vantagens da dieta dos pontos é praticidade e comodidade, já que a pessoa pode comer de tudo desde que não ultrapasse o limite de pontos.

Além disso, a tabela da dieta dos pontos é mais fácil de ser utilizada do que memorizar o número de calorias de cada alimento. Outro fator que pode ser positivo é que, como a pessoa tem liberdade para comer o que gosta desde que não ultrapasse o limite de pontos, há maiores probabilidades dela não abandonar a dieta.... aos poucos a pessoa vai fazendo escolhas mais inteligentes e saudáveis .


Pois vai observando o que possui menos pontos e maior capacidade de garantir a saciedade.


Para mim ela é perfeita ; motivo que a escolhí neste percurso e estou conseguindo utiliza-la na minha vida .


Muitas pessoas ao observarem que esta dieta está funcionando para mim ; me solicitam explicações e esclarecimentos  de como funciona a dieta dos pontos ....por este motivo  decidi compartilhar a dieta  fiz uma pesquisa e dentre todas as minhas fontes da internet selecionei o
PORTAL DA DIETA DOS PONTOS .
Este  portal  tem a explicação completa para que vc  entenda como funciona a dieta dos pontos e possa segui-la  , além de esclarecer    o consumo de pontos que vc deve consumir para emagrecer com saúde e fornecer uma completa tabela de pontos muito fácil de ser acessada .

Achei estes sites bem completos e funcionais portanto segue o link :

• O site www.dietapontos.com.br – com a toda a explicação e tabela de pontos

• O site http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/ - que tem como calcular o seu limite de pontos e tbm tem tabelas de pontos

• OBS : comprar o livro do criador da Dieta tbm é um bom investimento

Particularmente aconselho que se organizem leiam tudo e Conheçam mais sobre a Dieta dos Pontos. Descubra as vantagens , imprimam as tabelas , andem com as tabelas , anotem tudo o que comem em um diario alimentar e se pesem uma vez por semana .

 Como se organizar para seguir a dieta dos pontos :
*Imprima a tabela dos Pontos  e Ande com a tabela de pontos ( que está no site )
* façam um Diário alimentar ( pode ser em uma agenda é mais simples  )
* Anotem os Pontos dos alimentos que vc consome
* Se pese apenas uma vez por semana
*
sigam com carinho ....com muita mas muita persistência esta é uma dieta que não tem desculpas vc pode ir a um restaurante por KG ( e ficar nas suas porções ) e onde quer que vá vc pode seguir a dieta Desde que conte os pontos e alie tudo com muitas verduras e legumes e caminhadas .
  • OBS : Lógico né gente que comprar o livro do criador da Dieta tbm é um ótimo investimento

Boa sorte :o)

Marisa



1 comentário:

  1. Olá, gostei muito de receber sua visita na minha página, estou seguindo o seu blog, achei muito boa a aparência dele, também tenho um.
    Bjus!!!

    ResponderEliminar