quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dieta Alimentar e Resiliência

Por Marisa Isac

Dias traz me deparei com uma palavra  que me encantou a palavra é  resiliência  ;  resiliência é um conceito  física que designa a capacidade de um corpo de voltar á sua forma após um golpe .

Resiliência é uma capacidade incrível e existe  por exemplo em uma esponja quando vc. aperta uma esponja ela volta ao que era após algum tempo ; já um papel ou uma lata de alumínio voltam bem menos .
O que poderia dizer que o papel e o alumínio são bem menos resiliente que uma esponja por exemplo.

O conceito de resiliência pode sair da Física e exemplificar a necessidade humana de se reorganizar e reestrutuar após    baques emocionais .

Todos nós temos um tempo de luto ; natural ; um tempo de sofrimento  e este tempo é mesmo necessário
; não estou aqui retirando a necessidade de luto sobre a perda de um ente querido ; a perda de algum bem material ou o sofrimento após uma fatalidade .
Só estou dizendo que assim como na fisica existem corpos bem resilientes capazes de se reestruturar ;
 nossa vida emocional tbm é assim , nesse sentido posso afirmar que verifico pessoas mais  relilientes que se reestruturam e seguem  em frente mesmo com aquela perda ; aprendem a lidar com ela .

Existem pessoas que não seguem em frente nunca ; param como um disco riscado.


Em resumo trato aqui deste conceito tão importante e sua necessidade de ser aplicado em nossa dieta  alimentar ; afinal para uma dieta ter sucesso temos que nos reestruturar o tempo todo ( sermos resilientes )

Temos que se reestruturar quando pisamos na jaca e devemos reservar força e auto confiança para persistir .
Temos que nos reestruturar quando nos confrontamos com a demora em atingir nossa meta .

Temos que nos reestruturar quando nos desanimam .....e  quando não estamos nos amando pelo que somos ....
Temos que nos reestruturar quando perdemos a confiança em nós mesmos ........

Por essas e outras  resiliência é fundamental para todas nós na Dieta e  em quase todas as situações de nossa existência .

Boa resiliência pra vc 

Marisa  

















Comer ou não comer eis a questão ?

Por Marisa Isac


Vamos combinar que em maior ou menor grau todas nós temos algum problema em relação á nossa aparência e nossa alimentação ; todas sabemos  na própria pele que a sociedade cobra um padrão  de beleza  ....e magreza distante de realidade de muitas e esta distância frustra e deprime .

O preconceito contra os obesos infelizmente  existe ; as vezes é  velado outras vezes escancarado mas existe , sei disso na própria pele pois cansei  de ouvir coisas do tipo  vc é tão bonita mas ........( é gordinha ) e confesso todos estes ...mas........são  o que mais.... enche, pois me acho bonita sendo como sou sem mais nenhum  .

A luta contra a obesidade  deve ser uma luta pessoal em busca de saúde e elevação da auto-estima  e auto imagem , para  que  nos sintamos melhor conosco ; a luta contra a obseidade não é , e nem deve ser   um atestado de que não sermos felizes por sermos gordinhas ou obesos .

Temos que emegrecer sendo felizes ;  e não emagrecer para sermos felizes ; afinal vc pode ser bonita e elegante e gordinha .....pode ser feliz e amada sendo gordinha .
Pode ser paquerada sendo gordinha ..... e pode ser uma magrela sem nenhum amor próprio e valorização pessoal .

Afinal não é o emagrecimento que vai curar todos os seus problemas ; ele apenas vai fazer com que sejamos mais seguras com nossa aparência  ...e aceitas em uma sociedade que dá sim muita importância á aparência .

Entretanto é bem diferente estar em dieta para se sentir mais saudavel e bonita para vc mesma e para o mundo sim ... .do que estar de dieta apenas por que não se sente bem consigo mesma .
Em  qualquer situação nós gordinhas ficamos suscetíveis e internamente fragilizadas diante de tanta critica da sociedade ; por isso que se amar de verdade pelo que se é facilita o sucesso da dieta pois você  já  tem um verdadeiro compromisso consigo e se ama verdadeiramente .
Não é a mesma coisa de quem faz uma dieta apenas para ir á um casamento ou á um encontro com o outro .

Quem faz uma dieta por que está querendo sentir-se melhor consigo mesmo está em processo de emagrecimento e manutenção da saúde permanentemente , pois sabe que este encontro é consigo .

Comer ou não comer passa a ser um monitoramento necessário  ; um querem bem a si mesmo ;  um cuidado  cotidiano que reflete nosso amor próprio e zelo pela nossa saude